domingo, 17 de novembro de 2013

Você sabe como funciona o seu Relógio Biológico?

         

             Hoje eu resolvi abordar um assunto que confesso me deixar muito intrigada. Eu simplesmente não concordo com o fato de não conseguir acordar todos os dias com facilidade pra treinar, pois é uma coisa que pratico há anos e meu corpo nunca se adapta. Levanto na "marra" e passo a manhã inteira com olheira, tudo é realizado lentamente e só acordo mesmo depois de uns 20 min de aquecimento. Já à noite para dar aula estou com disposição total, ligada nos 220 Vts.
            Mas o que me deixa um pouco mais aliviada é que em muitos casos não se trata só de preguiça e sim da forma de trabalho do relógio biológico.
            O termo Relógio Biológico é uma metáfora para uma parte do cérebro responsável pelo controle dos ritmos biológicos (chamados circadianos, que são ritmos de duração de 24 horas). Ações como dormir, acordar, comer são reguladas por ele assim como esvaziar os intestinos e a bexiga e produzir hormônios como a melatonina, o cortisol e o hormônio do crescimento.
            A melatonina é conhecida como o hormônio do sono.Quando o nosso relógio biológico funciona corretamente, os níveis de melatonina aumentam durante à noite  e nos dá muito sono.Durante o dia, a produção de melatonina diminui, por isso é o período em que se sentimos mais energia.
            O aumento e a redução da melatonina é regulada pela quantidade de luz que nossos olhos captam e transmitem a glândula pineal (epífise).
            Exitem 3 classificações:
            Matutinos: São as pessoas que acordam cedo, estão bem dispostas com bom humor,  tem um bom rendimento na parte da manhã, dormem cedo, tem facilidade de acordar antes do despertador , mas ao final do dia têm uma queda no pique, aparentam estar bem cansadas.
            Vespertinos: São pessoas que preferem acordar mais tarde, não tem um bom rendimento pela manhã, quando acordam pela manhã geralmente ficam irritadas e de mal humor. São lentas e sem energia pela manhã e vão ganhando mais disposição ao decorrer do dia. Conseguem maior aproveitamento nas atividades realizadas à tarde ou à noite.
            Indiferentes: Estas pessoas conseguem se adaptar às rotinas de acordo com a necessidade. Possuem leve predisposição para se adaptar aos dois períodos.

              Como ser mais matutino?
              Apesar dos vespertinos ganharem fama de preguiçosos, portadores de insônia ou depressão, estudiosos mostram que são pessoas altamente produtivas, criativas e inteligentes. Mas a vida social , os horários cotidianos, acabam privilegiando os  matutinos, ou melhor as pessoas se sentem na necessidade de se adaptar ao jeito matutino de ser.
                As dicas são básicas mas diminuir a exposição da luz durante à noite, ir para cama na hora certa, desligar a Tv,  computador ou o celular podem ajudar. Além disso outra dica é tomar um banho morno pela manhã, pois assim o cérebro fica sem saída e precisa se ativar para regular a temperatura corporal , ele é despertado para uma leve atividade física durante o banho.


"Baseado na pesquisa acima afirmo!Sou vespertina assumida!!! rs"


http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/04/24/ult4477u1557.jhtm
http://www.leandroteles.com.br/artigos/curiosidades/relogio-biologico-como-ser-mais-matutino/
http://drauziovarella.com.br/drauzio/relogios-biologicos/
http://www.epochtimes.com.br/relogio-biologico-do-sono-sofre-alteracoes-com-a-idade/#.UokEscSczcx
http://super.abril.com.br/ciencia/relogio-biologico-442457.shtml
http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/cientistas-americanos-descobrem-relogio-biologico-do-dna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QueniANA agora é Ana Leotério Fitnnes & Run

Olá!!! O QueniANA agora é o Ana Leotério Fitnnes e Run . Porque QueniANA? Não, não sou tão fera quanto elas, esse era apenas um apelido car...